Síndrome de Deficiência Postural

05-12-2020

O Síndrome de Deficiência Postural é uma doença proprioceptiva provocada pela perturbação dos componentes do sistema proprioceptivo e cujo diagnóstico é clínico e confirmado pela reversibilidade da maior parte dos sinais e sintomas com a reprogramação postural e a colocação de lentes prismáticas de baixa potência. É um diagnóstico de exclusão para o qual os médicos e outros profissionais de saúde devem estar alertados, para que se realize uma intervenção precoce, com resolução das náuseas, vertigens, quedas e acufenos. Calcula-se que mais de 10% da população portuguesa sofre de Síndrome de Deficiência Postural (SDP).

Sintomas:

O tratamento da SDP consiste em normalizar o funcionamento do sistema proprioceptivo através de novas informações de forma integrada, como a reprogramação postural, as palmilhas posturais, a ergonomização do mobiliário e os prismas ativos. Em relação aos sintomas físicos, a normalização é imediata e pode verificar-se logo no primeiro momento. Quanto aos sintomas cognitivos, são necessárias algumas semanas ou meses de maturação para se observarem os primeiros resultados. Em termos gerais, verifica-se que aos 4 meses de tratamento, mais de 90% dos casos que cumpriram o tratamento recomendado apresentam melhorias muito significativas.

Na FisioEstevens a combinação de Acupuntura, Reeducação Postural Global, Pilates Clínico e Sofrologia Caycediana tem apresentado excelentes resultados nesta patologia.

Fonte: Síndrome de Deficiência Postural - Uma doença proprioceptiva, João Pedro Ribeirinho Marques, Trabalho Final de Mestrado Integrado em Medicina, FML, Maio 2018.